segunda-feira, 13 de julho de 2015

acorda, vem ver a lua





foto solange casotti



Downlowd 



A escuta como defesa,
tentar o diálogo impossível.

Tudo é excesso,
as palavras não dão mais conta.

Não tem apego,
mas sofre de “mal de arquivo”.

Se encanta em decantar o ego
e refletir sobre a emoção.

Escuta aqui,
senão, quando cê vê,
já é tarde demais.




Spinoziano


D’après Claudio Ulpiano


Tudo matéria,
tudo pensamento,
música, arte, amor, ternura.

Dar significado
é do campo da consciência.

Já a estética,
posso ver como existência:
produzir uma bela vida!

Para além das marcas e da razão,
cada um gera seus afetos.









foto solange casotti


Ler, Escrever e A Casa



Já me perguntaram, mais de uma vez, se eu tivesse que optar, entre ler ou escrever, o que escolheria. Espero que esta hipótese jamais se realize. Aprecio muito a leitura. Adoro aquele respiro que vem da leitura, de repente levanto os olhos e dou vistas ao além, provocado por palavras e ideias que me abocanham naquele instante eterno.

Em Cartas a um Jovem Poeta, Rilke, ao se eximir de fazer considerações críticas, sobre os versos enviados por seu correspondente, aconselha: “Procure entrar em si mesmo. Investigue o motivo que o manda escrever; examine se estende suas raízes pelos recantos mais profundos da sua alma; confesse a si mesmo: morreria, se lhe fosse vedado escrever?”*

Certamente eu ficaria doente, talvez eu implodisse e ficasse sem chão no meio das placas tectônicas.  Ou, como bem descreveu Ana Cristina Chiara,  ficaria enfastiada.

Não se escreve , nem se lê para autoconhecimento, nem para se dar a conhecer. Escreve-se, lê-se, por fastio, por má digestão. Não se trata de um consultório sentimental, nem de autoajuda. Trata-se se deixar saltarem esses peixes sufocados sobre a página do livro. Trata-se de vir à superfície e tomar um respiro para afundar de novo no desconhecido. Simplesmente assim. As palavras tem de sair de algum modo. Elas forçam passagem. **

Desde cedo, as palavras saem em forma de poesia e diário, mas com o tempo, fui conduzindo, tentando tomar as rédeas e elas também vieram em forma de conto, de novela e um formato novo e encantador que chama-se blog, esse formato blog também goza de muita liberdade em sua forma.

No intuito de pensar o que me move para a escrita, concluo que são múltiplas forças, mas em todas elas preciso de um envolvimento emocional com o conteúdo. Já quanto à forma, nem sempre estou em situação de total liberdade. Por isso escrevo versos, o poema me dá essa liberdade.


 A Casa



Ambições poéticas
habitam o verso,

flagrante desejo,
cisma de resistência,

dinâmico diálogo,
desliza na imagem,

abismo de acesso,
passagem para...



* Cartas a um Jovem Poeta, Rainer Maria Rilke

** Ensaios de Possessão, Ana Cristina Chiara, editora Caetés

Downlowd Xamânico e Spinoziano  são poemas inéditos

título: melodia sentimental de Heitor Villa Lobos e Dora Vasconcelos









Nenhum comentário:

Postar um comentário